segunda-feira, 28 de março de 2011
10 dicas para pais de estudantes
A adolescência é uma fase de transição e descobertas. Muda o corpo, muda o cérebro, muda o estilo de vida, da criança e de toda a família. A “família adolescente” tem uma série de transformações e ajustes a realizar. Tanto o adolescente vai precisar se esforçar para arcar com novas responsabilidades, como seus pais devem adaptar-se a nova demanda de liberdade. Responsabilidade e liberdade são dois lados da mesma moeda. Vamos tomar aqui responsabilidade como a “habilidade-de-responder” ( habilidade de responder às obrigações, às tarefas, às demandas, às perguntas) e criar um guia simples e prático para ajudar adolescentes, que tem como maior responsabilidade sua própria vida escolar, a serem mais atentos e organizados.
Dicas para o estudante compreender todos os temas e alcançar suas metas:
1. Seu filho tem vários professores, cada um tem seu jeito de ensinar, de fazer os enunciados das provas, de tratar os alunos. Seu filho também vai precisar desenvolver jeito dele de estudar e esse jeito pode ser diferente do servia para você.
2. Estudar é dar- se mais tempo para aprender. Seu filho precisa dedicar tempo ao estudo em casa.
3. Tenha em sua casa, em lugar visível um quadro de horários elaborado por seu filho que contenha as disciplinas escolares de cada dia e as atividades extracurriculares.
4. Etimule seu filho organizar seu material em casa e levar sempre o que for trabalhar na escola.
5. Certifique-se de que ele faz os deveres de casa.
6. Permita que seu filho use o computador a seu favor. Ele pode além de usar o MSN para bater papo, checar qual é o dever de casa, tirar uma dúvida sobre a matéria, fazer o trabalho de grupo online.
7. Se ele tem boas ideias para compartilhar sobre como a escola deveria ser, estimule-o a mandar uma carta/email para a coordenadora da escola. Só reclamar com os pais e amigos pode ajudar muito pouco. Incentive-o a usar o tempo e as ideias de forma inteligente!
8. Se seu filho quer saber outras coisas que para ele mais interessantes, incentive-o. Afinal, tudo que aprendemos é bem vindo,a vida é longa e não sabemos ainda de tudo o que vamos precisar.
9. Se seu filho se mostrar entediado ou julgar inútil um conhecimento recomende: “ Pergunte ao seu professor: porque eu devo aprender isso?
10. Todas as alternativas acima são verdadeiras.Releia a lista sempre que precisar e continue praticando!
Marcadores:
concentração.organização,
estudo,
orientação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário